"Brasil vence o Peru por 4x0, mas existem aspectos coletivos a melhorar."
- Miguel Alvares
- 16 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Brasil tem dificuldades para furar retranca do Peru no primeiro tempo, mas deslancha após abrir o placar.
A Seleção fecha a data Fifa de outubro com saldo positivo em termos de resultado e, em certa medida, também de desempenho. Além de obter duas vitórias que lhe aproximam da classificação para a Copa do Mundo de 2026 e aliviam a pressão sobre Dorival Júnior, o Brasil apresentou melhora na qualidade de seu jogo, embora ainda haja questões a resolver e um longo caminho a percorrer até atingir o nível esperado pela crítica e a torcida.
O placar final contra o Peru é mais condizente com o que se viu no segundo do que no primeiro tempo. Contra um adversário disposto a praticamente apenas se defender, postado num 5-4-1, o Brasil voltou a enfrentar dificuldades para se aproximar do gol adversário.
Havia circulação de bola, mas não numa velocidade suficiente para quebrar a retranca adversária.
Dorival apostou em um lateral de características mais ofensivas pelo lado direito, com a entrada de Vanderson no lugar de Danilo, mas a alteração surtiu pouco efeito, uma vez que o jovem repetia quase o mesmo posicionamento do veterano. Ele ficava próximo dos zagueiros para iniciar as jogadas e fazia poucas ultrapassagens para dar opção de passe ou abrir caminho à Savinho.
Esta é uma das questões que Dorival terá que resolver daqui a algumas semanas, quando a Seleção voltará a se reunir para os últimos jogos de 2024, em novembro, contra Venezuela e Uruguai. De nada adianta ter um lateral com características mais ofensivas e limitá-lo a funções defensivas. Se a comissão técnica busca maior proteção por aquele lado, então Danilo ainda desponta como a melhor opção.
Dorival ainda tem muitos desafios pela frente, mas os bons resultados nesta data Fifa de outubro trazem maior tranquilidade para o técnico buscar soluções.
Comments